Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

domingo, 9 de novembro de 2014

Berit Milá

Esta parashá inicia contando, que o Eterno apareceu a Avraham quando ele estava sentado à entrada de sua tenda. Embora o sol estivesse a pino, Avraham estava a espera de hóspedes, uma vez que eram rotineiras as visitas à sua tenda.

O exegeta Rashi diz que este era o terceiro dia após o Berit Milá de Avraham e o Todo-Poderoso veio visitar o convalescente e perguntar sobre seu estado de saúde. Avraham cumprira a mitsvá de Berit Milá aos 99 anos e teve o mérito que o Criador viesse visitá-lo no terceiro dia, que é o mais doloroso, após a cirurgia. Vejamos então a importância desta mitsvá.

Embora Avraham Avínu contasse 99 anos de vida, quando o Todo-Poderoso lhe ordenou realizar a mitsvá de Berit Milá, ele a praticou sem vacilar, com muita satisfação. A partir de então, D’us ordenou que aos oito dias de vida se fizesse o Berit Milá em todo o recém-nascido. Um ano depois, Avraham cumpriu este mandamento com seu filho Yitschac.

Quando o Criador ordenou essa mitsvá a Avraham Avínu, disse-lhe: “Hithalech lefanay veheyê tamim, veetená beriti beni uvenêcha” (Bereshit 17:1-2) – Siga os Meus caminhos e seja perfeito, e constituirei minha aliança entre Mim e você. O Rashi comenta: “Siga os Meus caminhos” por intermédio da mitsvá de Berit Milá, e “seja perfeito”, porque, todo o tempo em que esta mitsvá não tiver sido realizada, você estará sendo considerado imperfeito.

O Sêfer Hachinuch revela sobre esta mitsvá, que o Eterno queria que o próprio judeu se completasse; por isso não o criou circuncidado. Assim como o judeu deve completar-se fisicamente mediante o Berit Milá, tem a obrigação de preocupar-se em completar-se e aperfeiçoar-se espiritualmente durante toda a vida, por intermédio de atitudes fundamentadas em Torá e mitsvot.

No Yad Hachazacá, o Rambam, após descrever todas as regras do Berit Milá, ensina: “Vide quanto é rígida a mitsvá do Berit Milá. MoshêRabênu quase perdeu sua vida por tardar a realização do Berit Milá em seu filho, ainda que o referido atraso foi em razão de força maior. Moshê estava a caminho do Egito, enviado pelo Criador para salvar os Filhos de Israel da escravidão, tirá-los do Egito e outorgar-lhes a Torá. O motivo da de-mora foi porque Moshê procurava uma hospedagem no caminho, para poder realizar o Berit Milá (vide Shemot 4:24-25)”.
É possível perceber a importância do Berit Milá também, porque sobre todas as mitsvot da Torá foram pactuadas três alianças, enquanto sobre a mitsvá do Berit Milá, treze alianças.

Rabi Shim’on ben Gamliel disse (Shabat 130): Toda a mitsvá que o Povo de Israel recebeu com alegria, ainda é cumprida com alegria, conforme consta no Tehilim (119): “Sas anochi al imratêcha kemotsê shalal rav” – Vou de encontro à sua mitsvá como se tivesse encontrado um grande tesouro.

Em todas as gerações, o Povo de Israel cumpriu esta mitsvá com muita dedicação. Em muitas ocasiões, os pais até se expuseram a perigos iminentes para perpetuar a mitsvá. Ao longo da história de nosso povo, foram inúmeras as vezes que os outros povos fizeram de tudo para nos impedir de cumprir este mandamento. Nada, porém, foi capaz de superar o desejo em todas as gerações, para que esta mitsvá fosse cumprida.
De onde provém esta força sobrenatural que acompanha nosso povo há tantos anos? O Talmud diz que isso decorre do fato de nossos antepassados terem recebido este mandamento com satisfação. Assim, concederam força para as gerações futuras cumprirem esta mitsvá em qualquer circunstância, sem levar em consideração as conseqüências que isso poderia ocasionar.

Sobre o versículo “Layhudim hayetá orá vessimchá vessasson vicar” – Aos judeus houve luz, alegria, satisfação e glória – o Talmud(Meguilá 16) diz que, aqui, luz se refere ao estudo da Torá, alegria se refere aos Shabatot e yamim tovim, satisfação, ao Berit Milá e glória, àsTefilin. A mitsvá que foi realizada com satisfação, tem força de transmitir às futuras gerações a coragem e o ímpeto de ser cumprida frente a qualquer situação.
Conforme consta nos versículos (Bereshit 17:10 e 11): “Zot beriti asher tishmeru beni uvenechem unmaltem et bessar orlatchem vehayá leot berit beni uvenechem – Esta é Minha aliança que guardareis entre Mim e vocês e farão vocês o Berit Milá e será o sinal de aliança entre mim e vós” – a mitsvá de Berit Milá é o sinal do vínculo que há entre o Povo de Israel e D’us. Por isso, nossos sábios, de modo tão rígido, disseram no Pirkê Avot (3:11) que aquele que não tiver feito Berit Milá, não terá quinhão no Olam habá.
De acordo com o Talmud (Kidushin 30), se os pais não fizerem Berit Milá em seu filho quando pequeno, o tribunal rabínico deve ocupar-se em fazê-lo. Se porventura isso também não ocorrer, cabe a ele mesmo providenciar sua própria circuncisão, quando se tornar maior de idade, a partir dos treze anos, conforme os conceitos da Torá.

Uma vez analisado o valor real da mitsvá do Berit Milá e seus vários aspectos espirituais, cabe a nós realizar esta mitsvá de forma apropriada. O Berit Milá deve ser realizado por um mohel shomer Torá umitsvot – que cumpre a Torá e suas mitsvot –. profundo conhecedor do método utilizado dentro das tradições judaicas, desde o estabelecimento desta mitsvá. Este método consolidou-se dentro de nosso povo com o passar das gerações, tendo sua eficácia comprovada. Dessa forma, atrairemos bênçãos elevadas e infinitas sobre a criança.

Da Revista Nascente