Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

ALIMENTOS QUE ACELERAM O ENVELHECIMENTO

Estes quatro alimentos aceleram o envelhecimento (Cuidado!)

Você come estes alimentos nocivos que fazem envelhecer mais rápido? Alguns são até mesmo enganosamente comercializados como “saudável” para você por gigantescas empresas de alimentos. Evitar ou minimizá-los fará você parecer de 5 a 10 anos mais jovem do que sua idade real.
por Mike Geary & Catherine Ebeling

autores do best seller: The Top 101 Foods the FIGHT Aging

Devido às reações bioquímicas em seu corpo que ocorrem com cada tipo de alimento que você come diariamente, alguns alimentos fazem você envelhecer mais rápido do que sua idade real, enquanto outros alimentos ajudam a combater o envelhecimento.
Coma os alimentos errados regularmente, e você pode se olhar e sentir 10 anos mais velho do que sua idade real (não é divertido!) … mas comer os alimentos certos, à medida que o tempo passar, você pode começar a parecer 5 a 10 anos mais jovem do que sua idade real.
Três dos processos que acontecem dentro do seu corpo que têm um impacto importante sobre a sua taxa de envelhecimento são chamados de “glicação”, “inflamação” e “oxidação”. Quando falamos de envelhecimento, não estamos falando apenas de rugas na sua pele ou a espessura de seu cabelo é … também estamos falando de fatores que você não pode ver, como o quão bem sua função de órgãos, e se as articulações estão degradando.
Sim, eu tenho certeza que você vai concordar, isso é muito mais importante do que como você olha na superfície (embora nós vamos mostrar-lhe como melhorar tanto!)
Então, vamos cavar para a direita e eu vou lhe mostrar como o seu índice de envelhecimento pode ser diretamente relacionada com os alimentos que você pode comer todos os dias, e como se proteger …

Alimento # 1 que mais envelhece: trigo (sim, mesmo o “trigo integral”)
Antes de se dizer por que o trigo pode realmente acelerar o processo de envelhecimento em seu corpo, vamos esclarecer alguns pontos de bioquímica simples em seu corpo …
Trata-se da “glicação” em seu organiso, e as substâncias chamadas de Produtos Finais de Glicação Avançada – AGEs (Advanced Glycation End Products). AGEs são sórdidos pequenos compostos que aceleram o processo de envelhecimento em seu corpo, incluindo danos ao longo do tempo a seus órgãos, as suas articulações, e, claro, promovendo uma pele enrugada.
Então, qual é um dos maiores fatores que aumentam a produção de AGEs dentro do seu corpo? Isto pode surpreendê-lo, mas os níveis elevados de açúcar no sangue ao longo do tempo aumentam drasticamente os AGEs que aceleram o processo de envelhecer. É por isso que diabéticos tipo 2, muitas vezes não parecem ter a idade de sua certidão de nascimento, parecendo mais velhos do que sua idade real. Mas esse efeito de aumento da idade não se limita apenas aos diabéticos. Ela pode afetar a todos.
Então, vamos voltar a como “trigo integral” relaciona-se com isto …
Aqui está um fato pouco conhecido que muitas vezes é encoberto pelas massivas campanhas de marketing de gigantes empresas alimentícias que querem que você acredite que o “trigo” é saudável para você … mas o fato é que o trigo contém um tipo muito especial de carboidrato (não encontrada em outros alimentos) chamado amilopectina-A, que foi reconhecido em alguns testes na elevação do pico do açúcar no sangue a níveis mais elevados do que o açúcar de mesa, mesmo puro.
Na verdade, amilopectina-A (de trigo) aumenta o açúcar no sangue mais do que quase qualquer outra fonte de carboidratos na Terra com base em testes de resposta de açúcar no sangue.
Isto significa que os alimentos à base de trigo, como pães, biscoitos, cereais, bolos e outros produtos de panificação geralmente causam níveis muito altos de açúcar no sangue do que a maioria das outras fontes de carboidratos. Como você sabe, agora, quanto maior seja o seu nível médio de açúcar no sangue ao longo do tempo, mais AGEs são formados dentro do seu corpo, o que faz você envelhecer mais rápido.
Você provavelmente já ouviu falar sobre os potenciais efeitos prejudiciais à saúde do glúten (também encontrada no trigo) no noticiário recente, mas este aspecto do açúcar no sangue que não é revelado comumente, e é mais um motivo para reduzir ou eliminar os alimentos à base de trigo de sua dieta. Seu corpo vai agradecer pelo envelhecimento mais vagaroso e uma aparência mais jovem!
Na verdade, o pai do autor, que está ao redor dos 60 anos, recentemente, acabou de remover 95% do trigo de sua dieta há cerca de 3 meses (com exceção de um pouco em um dia por semana), e ele percebeu que sua ordinária dor crônica desapareceu completamente! Não só isso, ele também comentou que ele finalmente perdeu os “pneuzinhos” laterais que foram assolando por toda a sua vida adulta … Tudo, reduzindo sua ingestão de trigo!
Outro problema com alimentos à base de trigo com o envelhecimento …
Foi descoberto, que os produtos cozidos de trigo contêm substâncias químicas cancerígenas chamados acrilamidas que se formam na parte dourada de pães, cereais, bolos, etc. Essas acrilamidas têm sido associadas nas pesquisas num possível aumento do risco de câncer e aceleração do envelhecimento. Note-se que as acrilamidas também são encontradas em níveis elevados em outras fontes de carboidratos tostados, como batatas fritas ou quaisquer outros alimentos dourados ricos em amido.

Alimento # 2 que o envelhece mais rápido: alimentos à base de milho – xarope de milho, cereal de milho, salgadinhos de milho, óleo de milho
Corresponde a uma ampla variedade de coisas que você pode comer todos os dias … estamos falando de chips de milho, cereais de milho, óleo de milho, e também o maior vilão entre os produtos prejudiciais à saúde e que recebe a maior parte da atenção da mídia, o xarope de milho rico em frutose (HFCS).
Nós já falamos em detalhes na seção anterior sobre o trigo sobre o processo do açúcar no sangue e a sua relação com a formação de agentes promotores de envelhecimento – os sórdidos “AGEs” em seu corpo.
Bem, os alimentos ricos em amido à base de milho, como os cereais de milho, salgadinhos de milho, etc também tem um grande impacto sobre os níveis de açúcar no sangue e, portanto, podem aumentar os AGEs em seu corpo e acelerar o envelhecimento.
Mas existe um outro prego no esquife para o milho … verifica-se que os cientistas descobriram que a frutose do HFCS causa 10 x mais formação de AGEs em seu corpo do que a glicose! Sim, exatamente isso … significando que o HFCS que você consome diariamente nas bebidas açucaradas, e a maioria dos outros alimentos processados (exatamente os mesmos molhos para salada e ketchup) contribuem para o envelhecimento mais rápido de seu corpo … como se você precisasse de mais uma razão para evitar ou minimizar o HFCS!
Nós ainda não terminamos com o milho … fica ainda pior …
Outra questão importante com alimentos à base de milho e óleos de milho é que esses alimentos contribuem com quantidades excessivas de ácidos graxos ômega-6 em sua dieta, o que provoca um desequilíbrio na relação entre o seu omega-3 em relação ao ômega-6 e leva à inflamação e oxidação dentro do seu corpo.
Mais uma vez … esse é outro exemplo de como os alimentos à base de milho fazem você envelhecer mais rápido.
Um conselho: evitar ou reduzir os alimentos à base de milho, como salgadinhos de milho e cereais de milho, tanto quanto possível. Estes não são tão ruins quanto o trigo em relação ao açúcar no sangue, e eles não contêm o glúten prejudicial ao intestino como o trigo, mas eles ainda assim são ruins para você. Quando se trata de xarope de milho ou óleo de milho, evitar, tanto quanto você puder, se você quiser ficar magro e parecer jovem.

Alimento # 3 que o envelhece mais rápido: açúcar, alimentos açucarados, certos alimentos ricos em amido
Mais uma vez, voltamos à relação entre os níveis médios de açúcar no sangue e os picos de açúcar no sangue ao longo do tempo, e como isso pode aumentar os compostos de aceleração da idade chamados AGEs em seu corpo.
O açúcar é um exemplo óbvio a evitar. Você já ouviu falar como é ruim para você umas mil vezes por muitas outras razões, incluindo o aumento das medidas de sua cintura e o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Mas agora você conhece também o efeito do envelhecimento do açúcar.
Em vez de açúcar, considere o uso de um adoçante natural não calórico como a Stevia em seu dia a dia no café, no chá, na cozinha, ou outras necessidades de adoçantes. Isso ajuda a controlar drasticamente a sua resposta ao açúcar no sangue e, assim, ajudar a retardar o envelhecimento.
Então, isso também significa pensar duas vezes antes de sobremesas açucaradas, cereais açucarados, doces e outras guloseimas que estão contribuindo para que você envelhecer mais rápido.
Um truque para satisfazer o desejo de doce é ter apenas 1 ou 2 quadrados de chocolate negro, depois do jantar, em vez de uma sobremesa ordinária que a maioria das pessoas escolhe. Você só tem cerca de 2 gramas de açúcar em uns 2 quadrados de chocolate negro em vez de 40 a 80 gramas de açúcar envelhecedor típicos em um bolo, sorvetes, ou brownie de sobremesa.
Tenha em mente que alguns alimentos ricos em amido, como o arroz branco, farinha de aveia e batatas brancas também podem ter impactos significativos sobre o açúcar no sangue e, assim, podem aumentar a formação de AGEs em seu corpo. Estes alimentos são melhores consumidos em pequenas porções, se você decidir comê-los, e equilibrando com gorduras saudáveis e proteínas para retardar a resposta do açúcar no sangue.

Alimento # 4 que o envelhece mais rápido: óleo de soja, óleo de canola, ou outros “óleos vegetais”
Sabemos que esses produtos têm sido comercializados para você ao longo dos anos por gigantescas empresas alimentícias como “saudáveis”, mas se você entender um pouco de bioquímica sobre como esses óleos altamente processados reagem dentro do seu corpo, você rapidamente perceberá quão falso são esses adjetivos.
Em primeiro lugar, qualquer produto rotulado como óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, gordura vegetal, ou óleo de algodão (todos estão em uma grande quantidade de alimentos processados que você provavelmente come) na maioria das vezes passou por um processo de refino sob calor extremamente elevado e sob uso de solventes químicos, como o hexano.
Isso deixa você com um óleo onde as gorduras poliinsaturadas foram submetidos ao processo de oxidação e, portanto, são muito pró-inflamatórios dentro do organismo, produzindo radicais livres, danificando as membranas celulares, contribuindo para o envelhecimento mais rápido, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.
Se você quiser evitar os efeitos prejudiciais à saúde da soja, canola, milho e outros “óleos vegetais”, certifique-se de evitá-los tanto quanto puder, e optar por óleos e gorduras verdadeiramente saudáveis(*) como o azeite extra virgem, óleo de abacate, gordura de coco virgem (uma fonte saudável de gorduras TCM – triglicérides de cadeia média), e manteiga de gado alimentado no pasto (uma grande fonte de gorduras saudáveis CLA – ácido linoleico conjugado).

(*) Também pode ser incluída a banha de porco entre as gorduras saudáveis – NT
Fonte: http://www.ivandeliosanctus.com.br/estes-quatro-alimentos-aceleram-o-envelhecimento-cuidado/