Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

COMO SURGIU FAVELA OU AS FAVELAS... UMA PLANTA CHAMADA FAVELA... RIO DE JANEIRO E A ÁFRICA


Morro da Providência - 1928
''A origem da FAVELA''
Muitos que passam em frente a Central do Brasil, nem imagina o quando aquele aglomerado de casas atrás da estação, foi importante para a história do Brasil. 

Durante a Guerra de Canudos , as forças militares eram instaladas ao que hoje é o prédio atrás do comando militar do leste. 

Nesta guerra o governo prometeu aos soldados que quando eles voltassem iria providenciar moradias para eles, acabando a guerra os soldados acabaram se instalando atrás do prédio do comando militar, esperando as providências do governo, como nenhuma providência foi tomada até os dias atuais, o local ficou conhecido com morro da providência. 

Na Bahia os soldados conheceram uma planta africana chamada favela, por coincidência ao se instalarem no morro da providência encontraram a mesma planta, então começaram a chamar morro da favela. 

Foi a primeira favela do Rio de Janeiro. Muitos historiadores dizem que foi a segunda , pois antes existia casas no morro Santo Antônio, porém as condições sanitárias do morro Santo Antônio eram proporcionais a época, e a toda a cidade. 

Então até que provem ao contrário, volto a afirmar que foi a primeira Favela do Rio de Janeiro".

Foto de Augusto Malta

Foto e texto retirados de GuarAntiga.