Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

YAOHÚ / YHWV OU MOISÉS / MOSHÉ

YAOHÚ / YHWV OU MOISÉS / MOSHÉ


Tenho visto muitas pessoas dizerem que a ''lei de Moisés'' era a mesma lei do Criador. Ou mais, que ''não existe lei de Moisés, mas TUDO faz parte da ''lei de YHWH" (Criador)...

Errado...

Veja a seguir, as evidências que comprovam a distinção entre as duas leis:
  1. Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel. Deuteronômio 4:44
  2. Moisés nos deu a lei, como herança da congregação de Jacó. Deuteronômio 33:4
  3. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? João 8:5
  4. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. Hebreus 10:28
  5. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor Lucas 2:22
  6. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. Atos 13:39
  7. Também escreveu ali, em pedras, uma cópia da lei de Moisés, que este havia escrito diante dos filhos de Israel. Josué 8:32
  8. Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Atos 15:5
  9. Lembrai-vos da lei de Moisés, meu servo, que lhe mandei em Horebe para todo o Israel, a saber, estatutos e juízos. Malaquias 4:4
  10. Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem YHWH cuidado dos bois? 1 Coríntios 9:9
______________________________________________________________

1. A lei de Moisés: Era sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas (Heb. 10:1).
A Lei de YHWH: É mais fácil passar os céu e a terra do que cair um til da lei (Luc. 16:17).

2. A lei de Moisés: (Num. 15) Era posta ao lado da arca do conserto: tomai este livro da lei e ponde-o ao lado da arca do Senhor (Deut. 31:26).
A Lei de YHWH: Dentro da arca havia somente as duas tábuas (II Cron. 5:10).

3. A lei de Moisés: Foi escrita em um livro por Moisés: E acabando Moisés de escrever as palavras desta lei num livro (Deut. 31:24 / 4:44).
A Lei de YHWH: Foi escrita por Ele em tábuas de pedra: E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra escritas pelo dedo do Eterno (Ex. 31:18 / 24:12).

4. A lei de Moisés: E é verdade que pela lei ninguém será justificado diante de YHWH (Gal. 3:10-11,16).
A Lei de YHWH: Porque os que ouvem a lei são justos diante de YHWH, mas os que praticam a lei hão de ser justificados (Rom. 2:12-13).


Os fariseus valorizavam mais as tradições dos homens, e gostavam de ser visto como os melhores crentes, cheios de fé, mas não guardavam os mandamentos de YHWH: (Marcos 7:7-8) Em vão porém me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens, porque deixando o mandamento de YHWH, retende a tradição dos homens. Em Atos 15:5 alguns da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram dizendo que era mister circuncidá-los e mandou que guardassem a lei de Moisés. Porém, Paulo disse que dava graças a YHWH por Yahúshua, que ele mesmo com entendimento servia a lei de YHWH. Então o servo de YHWH deve guardar os mandamentos de YHWH e não a lei de Moisés.

5. A lei de Moisés: Na sua carne (Yahúshua) desfez a inimizade, isto é a lei dos mandamentos, que consistia em ordenação (Ef. 2:13-15).
A Lei de YHWH: O mesmo Paulo diz: Anulamos a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei (Rom. 3:31).

O que Paulo diz aos judeus incrédulos? Tu que te glorias na lei (de Moisés), desonras a YHWH pela transgressão da lei (de YHWH) (Rom. 2:23). Paulo falava aos judeus que tomavam a lei de Moisés como advogado, usando o poder dela para perseguir, prender, apedrejar e matar, e ainda se orgulhavam disso, quando na verdade estavam transgredindo a lei de YHWH. Porque a Lei de YHWH diz: Não dirás falso testemunho (Ex. 20:16) e isso os judeus faziam contra Yahúshua e contra os apóstolos. A lei diz: Não matarás (Ex. 20:13) e os judeus, depois que faziam falsas acusações, matavam.
Paulo ainda fala: a circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas sim, a observância dos mandamentos de YHWH (I Cor. 7:19). Quando Paulo fala da circuncisão está falando da lei de Moisés, e quando fala dos mandamentos de YHWH se refere à registrada em Ex. 20:1-17.

6. A lei de Moisés: E farei cessar todo o seu gozo, as suas ofertas e suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades (Oz. 2:11 / Lev. 23:26-32).

A Lei de YHWH: Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei, porque eu não conheceria a concupiscência se a lei não dissesse: Não cobiçarás (10º mandamento) (Rom. 7:7 / Deut. 5:7-21 / Isaias 58:13-14 / Ezequiel 22:26). Os seus pastores transgridem a minha lei, não fazem diferença entre o santo e o profano, de meus sábados escondem os seus olhos e assim sou profanado no meio deles.

7. A lei de Moisés:… E disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel (Neemias 8:1). E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levaram a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel (Deut. 31:9). Este texto fala da lei de Moisés e quando cita a arca do conserto, se refere exatamente à lei dos Dez Mandamentos de YHWH.

A Lei de YHWH: Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte e fica lá, e dar-te-ei tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito para os ensinar (Ex. 24:12). A lei e ao testemunho. Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Isaias 8:20).

8. A lei de Moisés: Quem ferir alguém que morra, ele também certamente morrerá (Ex. 21:12, 22-27). Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou e desta sorte é introduzido uma melhor esperança, pela qual chegamos a YHWH. (Heb. 7:19).

A Lei de YHWH: Disse Yahúshua: Não cuideis que vim destruir a lei e os profetas, não vim ab-rogar, mas cumprir (Mat. 5:17). E acrescenta: Porque em verdade vos digo que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido (v. 18). E abriu-se no céu o templo de YHWH e a arca do seu conserto foi vista no seu templo e houve relâmpagos e grande saraiva (Apoc. 11:19 / II Cron. 5:10).

9. A lei de Moisés: Pelo que também lhes dei estatutos que não eram bons e juízos pelos quais não haviam de viver (Ez. 20:25).

A Lei de YHWH: E assim, a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom (Rom. 7:12). Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos (Tiago 2:8-10). Em Salmo 111:9 o salmista diz que YHWH enviou redenção ao Seu povo, ordenou a Sua aliança para sempre. Por isto, Paulo disse que a lei é espiritual (Rom. 7:14). Disse ainda que tinha prazer na lei de YHWH (Rom. 7:22). Paulo jamais falaria isso com a lei de Ezequiel 20:25 e de Ozeias 2:11. Paulo se referia a Lei de YHWH, de Êxodo 20:3-17, sobre esta Paulo diz: Portanto a lei é santa, o mandamento santo, justo e bom (Rom. 7:12). Paulo viveu como se estivesse sem lei, mas para ganhar os que viviam sem lei, se fez de fraco, mas Paulo não viveu sem a lei (Icor. 9:20-22).

A lei de Moisés mandava apedrejar (João 8:5), como vimos no caso da mulher adúltera. Mas alcançamos em Yahúshua a graça que é o perdão. Mas a orientação de Yahúshua a mulher: Ide e não pequeis mais (João 8:11) mostra que a lei de YHWH deveria continuar sendo obedecida, mas a lei de Moisés não mais, pois Ele trouxe a graça, o perdão mediante o arrependimento. Uma vez perdoados não devemos voltar a pecar.

O certo é que todos que foram agraciados com o privilégio de conhecer a YHWH e os Seus mandamentos, devem passar a obedecer a YHWH como servo, guardando e respeitando os Seus mandamentos.

E João diz: Aquele que diz Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade (I João 2:4).

Como o salmista orou, tambem observemos: ''Senhor, desvenda os meus olhos para que veja as maravilhas ''da Tua lei'' (Salmo 119:18). 

E para isto devemos pedir como os apóstolos: Acrescenta a nossa fé (Luc. 17:5), até porque, somente através da oração é que conheceremos a verdade e a verdade há de nos libertar (João 8:32).

"PARA MIM ESTA CLARO QUE EXISTEM 2 LEIS NA ESCRITURA"

A LEI DO MESSIAS (Salvador Yahúshua) é a MESMA lei de ''YHWH'' (YAHÚ - do Criador) e diferente da ''lei dos homens''= Lei de Moises.

Não aniquilo a graça de YHWH; porque, ''se a justiça provém da lei'', segue-se que o Messias morreu EM VÃO. Gálatas 2:21

Yahúshua nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Yahúshua, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24

Porque a ''lei do Espírito de vida'', em Yahúshua, me livrou da ''lei do pecado e da morte''. Romanos 8:2

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a ''lei de Yahúshua''. Gálatas 6:2

Por Cris

Leia mais: http://www.libertar.in/p/lei-do-criador-versus-lei-de-moises.html#ixzz2Uj2MLgQb