Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Unhas: não é apenas uma preocupação estética


Unhas: não é apenas uma preocupação estética
Publicado por: Andreia Pizarro Leverone em 11/3/2013

As Unhas têm uma atenção especial no que se diz respeito à estética, em sua maioria, pelo público feminino. Porém, cuidar das unhas deve ser pensado além da aparência. É uma questão de Saúde.
Andreia Leverone: As unhas têm recebido cada vez mais atenção, principalmente as das mulheres. Tornaram-se mais coloridas, desenhadas e algumas até postiças (gel, fibra de vidro.). As unhas viraram cartão de visita, e para isso precisam estar bem cuidadas, e limpas. Mas devemos estar sempre atentos, pois qualquer alteração pode evidenciar doenças e causar transtornos como diminuição da auto- estima. Portanto devem ser sempre examinadas por um especialista. Unhas manchadas, quebradiças, descoladas podem sugerir doenças. Unhas com alterações esbranquiçadas podem estar sofrendo por traumas repetidos e pequenos. As esverdeadas sugerem infecção por bactérias. Unhas escurecidas podem ser sinais de micose, trauma ou fatores raciais. Além disso, devemos sempre afastar tumores (manchas ou faixas amarronzadas ou enegrecidas) ou hematomas por trauma. Unhas descoladas na ponta sugerem trauma, unhas fracas ou micose e se o descolamento for à parte de trás da unha, ou seja, na matriz (onde nasce a unha) ela pode cair e geralmente a causa é traumática (atletas, corredores, sapatos inadequados). Unhas que desfolham são estriadas ou quebradas e agarram na roupa, sugerem ser frágeis e, geralmente, estão associadas à idade, excesso de mão na água e umidade. Unhas que apresentam uma carne esponjosa (granuloma piogênico) no canto da unha, que surgiu após trauma de manicure, ou por uso de sapatos apertados e cortes inadequados das unhas, devem ser logo tratadas, para evitar uma possível cirurgia. Vermelhidão e coceira ao redor da cutícula provavelmente significam alergia ao esmalte. Deve-se fazer um teste de contato com alergista ou dermatologista para afastar esse problema.

Como evitar problemas?
Andreia Leverone:Evitar retirar a cutícula (que significa barreira protetora da matriz da unha) expondo mais as unhas aos traumas e a infecções por fungos e bactérias. Usar luvas para manusear água, secando bem as unhas e dobras ao redor delas após exposição à água. Evitar uso de acetona e preferir removedores, pois a acetona desidrata a unha. 

Usar hidratantes, esmaltes fortalecedores, e vitaminas orais no caso de unhas frágeis. Usar calçados mais confortáveis de preferência um numero maior. Evitar sapatos de bico fino. Nos salões usar material descartável, esterilizados (auto-clavado), e não deixar a manicure manipular suas unhas em excesso e de maneira bruta. Unhas postiças devem ser logo retiradas, pois podem abafar as unhas e causar micose ou alergias. Pacientes alérgicos devem utilizar esmaltes hipoalergênicos, e mesmo assim, ainda existem aqueles que não os toleram. Nos casos de micose de unha, devemos secar bem os pés e as unhas, usar anti-micóticos locais e dependendo do grau de acometimento da unha, usar medicamentos orais. No caso de alterações ungueais, procure seu dermatologista. 
ANDREIA PIZARRO LEVERONE É DERMATOLOGISTA E COLUNISTA CONVIDADA. 
(CRM: 52543555)