Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS ANULADOS...


Se somos salvos pela graça, isto quer dizer que não devemos mais obedecer à lei de Deus?
Romanos 3:31 diz: “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.” Afinal, sem a obediência, a fé é morta (Tiago 2:17). Concluímos que a lei moral de Deus – os Dez Mandamentos – não foram abolidos (Mateus 5:17-19), bem como as Suas leis de saúde, pois são aplicadas à humanidade em todas as épocas.

Se os dez mandamentos não foram abolidos, qual lei foi “cravada na cruz” (Colossenses 2:14)?

Algumas das leis encontradas na Bíblia são transitórias, podem mudar com o tempo. Entre elas salientamos as leis cerimoniais, religiosas, de costumes e fatores culturais (roupa, corte de cabelos) e civis, dadas ao povo judeu num dado contexto. Elas foram úteis para uma época e para uma cultura, mas não tem um caráter universal e eterno.

As leis cerimoniais (sacrifícios de cordeiros, holocaustos, observância de festas religiosas) estavam vinculadas ao santuário terrestre e apontavam para Jesus como o Único sacrifício perfeito (Hebreus 10:1). Ele, que é “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29), já pagou o preço pelo resgate humano. Quando Cristo morreu na cruz, o véu do santuário rasgou-se em dois (Marcos 15:38; Lucas 23:45), dando testemunho assim de que não mais precisaríamos demonstrar fé no Salvador através do sacrifico de animais.

Agora, vejamos o texto a seguir: Gálatas 3:13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).” A “maldição” da Lei não é a própria Lei, considerada santa, justa e boa em Romanos 7:12, mas sim a condenação que ela traz ao pecador que não aceita a Jesus: a morte eterna (Romanos 6:23).

Vale lembrar sempre que a obediência a uma lei, qualquer que seja, jamais é um meio para se obter a salvação (Efésios 2:8,9). A salvação é um presente de Deus aos seres humanos mediante o sacrifício substitutivo de Cristo.