Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Mosquito gigante promete tomar a Flórida no verão do Hemisfério Norte Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mosquito-gigante-promete-tomar-florida-no-verao-do-hemisferio-norte-7893587#ixzz2O7DxOgd3 © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



‘Psorophora ciliata’, comum na costa leste americana, produz picada cuja dor é semelhante a de uma picada, segundo vítimas
Foto: Divulgação/ Universidade da Flórida
‘Psorophora ciliata’, comum na costa leste americana, produz picada cuja dor é semelhante a de uma picada, segundo vítimas
DIVULGAÇÃO/ UNIVERSIDADE DA FLÓRIDA
Se você não gosta de pernilongos, imagine uma espécie de inseto voador cuja fêmea pode atingir 20 vezes o tamanho de um mosquito comum. Pior que isso, tem um ferrão capaz de atravessar uma camisa e fincar na pele produzindo uma dor descrita pelas vítimas como a de uma facada. Pois o bicho existe, tem nome científico de Psorophora ciliata, e está previsto para superpovoar feito praga o estado americano da Flórida no verão do Hemisfério Norte, que começa junto com nosso inverno.

A espécie é comum em toda a costa leste americana, mas as chuvas tropicais registradas ao longo do ano na região criaram o ambiente ideal para a proliferação do mosquito, que tem o nome popular de gallinipper. Os ovos do mosquito se desenvolvem nas mesmas condições do Aedes aegypti, por exemplo, que transmite a dengue. Consegue sobreviver por vários meses e precisa de poucos dias de água parada e limpa para virar larva. Entomologistas da Universidade da Flórida acrescentam que a última temporada de furacões, especialmente a passagem do furacão Debby, criou escombros o suficiente para empoçar a água limpa de que o mosquito tanto precisa.

Mas gallinipper que mereça este nome consegue ser vilão também entre os insetos. Sua espécie é uma das poucas descritas que, quando larva, é predadora de outras larvas que estiverem pelo caminho. As fêmeas da espécie Psorophora ciliata costumam pôr seus ovos no solo à beira de lagoas, córregos e outros corpos d´água que transbordam quando há chuvas fortes. As larvas somente nascem quando os ovos estão em água.

A espécie foi descrita pela primeira vez nos Estados Unidos em 1897 e está presente no folclore local e em cantigas como um mosquito de “mordida aterrorizante”. Foi considerada em sua primeira descrição científica como o inseto mais “recolhido, astuto, sério e venenoso de todos”. Apesar da mistura de adjetivos, o mosquito não é considerado venenoso.

As fêmeas de Psorophora ciliata podem chegar a quase 1,5 centímetro de comprimento e é listrada como uma zebra, em preto e branco. Apenas as fêmeas picam para sugar o sangue de animais, do qual retiram a proteína que precisam para seus descendentes. Os machos, menos ferozes, sobrevivem sugando néctar de flores.

A recomendação para evitar a ameaça do gallinipper é vestir calças e camisas com mangas compridas. Alguns entre a espécie de mostraram resistentes a repelentes, por causa do tamanho.
Apesar de tudo, fora a dor de sua picada, o bicho não representa uma ameaça à saúde pública, pois não são vetores de doenças. Neste caso, o nosso Aedes aegypti é muito mais aterrorizante e letal.

© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.