Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VÁRIOS GRUPOS FORMAM O POVO DE ISRAEL


O conteúdo DESTE ENCONTRO É SOBRE OS VÁRIOS GRUPOS QUE FORMARAM O POVO DE Israel. São grupos diferentes, com características próprias. Mas esses grupos têm em comum a fé no Deus conosco e o projeto de construir um jeito de viver, livre da opressão.
Memória:
¾ Colocar no centro da roda símbolos e fotos da família; e os símbolos e as frases dos encontros anteriores.
¾ Partilhar sobre a história desses símbolos e fotos que nos acompanham: Como chegaram à sua família, quem os trouxe, o que significam?
¾ Neste clima de amizade, recordar a realidade das irmãs e dos irmãos de Canaã e do Egito, que tiveram de deixar suas terras e seus pertences em busca de uma vida melhor.
¾ Finalizar com este ou outro canto: O teu povo, Senhor, está sofrendo...
a) Processo de formação do povo de Israel
Preparação:
- mapa do mundo, do Brasil e de Canaã (anexos).
Como fazer:
¾ Encontrar, no mapa, a nossa cidade de origem e traçar o percurso da viagem até chegar à comunidade (fazer as setas: por exemplo, “Sr. João veio do Paraná para Rondônia”).
¾ Fazer pequenos grupos e partilhar:
o De que cidade você veio? Por que você veio para cá? Veio sozinha/o? Trouxe a família? Há quantos anos? Pode nos contar como era este lugar no começo? Qual foi a maior dificuldade que você encontrou? Por que escolheu esta região?
o O grupo apresenta uma música de sua região de origem. E o prato típico?
(Se as pessoas não tiverem feito experiência de migração, perguntar-lhes se conhecem algum caso na família ou entre suas/seus amigas/os).
Nós estamos todas/os aqui juntas/os na comunidade, mas viemos de vários lugares. E quando escutamos certas músicas, parece que passa um filme dentro de nós e revivemos sentimentos, pessoas, lugares, épocas. A gente sempre guarda algum costume da nossa terra. A receita de uma comida, um jeito de falar, de se vestir... E, com todas essas diferenças, nós participamos, hoje, de uma mesma comunidade. O que será que nos une?
b) Aprofundamento:
Na formação do povo de Israel aconteceu um processo semelhante ao de nossa comunidade. Como vimos no último encontro, vários grupos sofriam a opressão dos reis e do faraó, assim como muitas/os de nós vivíamos situações difíceis em nossa terra de origem.
Esses grupos eram de diferentes lugares, tinham seus próprios costumes, mas, em certo momento da história, eles se encontraram nas montanhas de Canaã, partilharam suas vidas, aprenderam a viver juntos e construíram uma importante memória para a história do povo de Israel. Vamos conhecer melhor os grupos que formarão o povo de Israel.
Em grupos, ler o texto:
¾ Ex 1,8-14;
¾ Ex 2,16-22;
¾ Gn 49, 13-28;
De acordo com os textos, procurar entender:
¾ De onde vêm esses grupos?
¾ Qual o trabalho que realizam?
Desenhar os grupos e o tipo de trabalho que realizam em uma folha de papel grande. Partilhar o resultado dos trabalhos.
Apontar, no mapa de Canaã, as migrações de alguns grupos que formaram o povo de Israel e a sua localização nas montanhas. Por exemplo, fazer uma sete do Egito, deMadiã e das localidades de Canaã ate as montanhas (Anexo 1: mapa de Canaã com as setas). Depois, comparar com o mapa das migrações da comunidade.
c) Frase: Pedir para o grupo construir uma frase que resuma o encontro de hoje e colocá-la em destaque. Ou pode usar esta: BÍBLIA, CAMINHADA DE LIBERTAÇÃO.
Para concluir:
¾ No mesmo ambiente que preparamos o início deste encontro, partilhar brevemente sobre a importância de ter uma história, de guardar memórias.
¾ Finalizar com este ou outro canto: O povo de Deus...
d) Para casa:
¾ Trazer objetos e fotos do inicio da comunidade.

APROFUNDAMENTO IV
VÁRIOS GRUPOS FORMAM O POVO DE ISRAEL
Com a apresentação das músicas de nossas regiões de origem, provavelmente voltou ao nosso corpo a memória de pessoas e acontecimentos importantes, ou simplesmente o sabor de uma comida gostosa, uma brincadeira de infância. Dá até saudades... Outras vezes, são memórias tristes que gostaríamos de esquecer, mas que estão presentes e também fazem parte da nossa história. Trazemos em nosso corpo todas essas memórias, e com elas, hoje, aqui, formamos uma comunidade unida pelos mesmos ideais.
Assim também aconteceu no processo de formação do povo de Israel. Pessoas e grupos de diferentes lugares, com a mesma vontade de construir uma vida melhor, foram morar em uma região livre da opressão dos reis e do faraó. Provavelmente, a maioria desses grupos refugiou-se nas montanhas desabitadas de Canaã, aonde os carros de guerra dor reis não conseguiam chegar.
Nesta época, por volta do ano 1250 a.C., alguns acontecimentos facilitam a saído dos grupos para as montanhas.
Por um lado, a chegada dos “povos do mar”, como os filisteus. São assim chamados porque vêm do mar Mediterrâneo. Eles disputam as terras do Egito. Isto enfraquece o poder do faraó e deixa os reis das cidades-estado de Canaã sem apoio militar. Aproveitando o “vazio de poder”, pequenos grupos de escravos conseguem fugir de seus senhores (1Sm 25,10-11).
Por outro lado, avanços da “tecnologia” possibilitam o desmatamento das florestas e o plantio da roça. Por exemplo, o ferro permite construir ferramentas mais resistentes para o trabalho; o uso da cal no revestimento de cisternas possibilita armazenar água da chuva; e a técnica de pequenos muros (ou terraços) nas encostas direciona as enxurradas. Tudo isso ajuda a melhorar as condições de vida nas montanhas.
Mas quais são os grupos que conseguem fugir para as montanhas?
Vamos olhar de perto nossos textos. Há um grupo que nós conhecemos bem: o grupo de Moisés (Êxodo 1,8-14). São trabalhadores forçados que vivem no Egito: gente pobre de Canaã e talvez famílias pobres também do Egito e de outras regiões vizinhas que perderam suas terras e foram obrigadas a trabalhar nas construções do faraó.
Além do grupo de Moisés, do Egito, encontramos um grupo de Madiã (Êxodo 2,16-22), representado por Jetro, sogro de Moisés. Entre eles há pastores e metalúrgicos(citação).
Como vemos, parte do povo de Israel é formada por pessoas de fora de Canaã, mas a maioria é dali mesmo, e é gente que vive na marginalidade. Tem gente de Zabulon: são marinheiros e comerciantes que vivem perto de Sidônia. Há grupos de Issacar: provavelmente são homens assalariados para fazer guerra. Eles não gostam de viver com baixos salários, como escravos e operários. Em Dã, existem turmas que protegem as caravanas contra os exércitos dos reis em troca de dinheiro. Deviam formar um exército mercenário, que saqueava caravanas, aldeias e cidades. Em Gad, há mais mercenários pagos para lutar. Em Aser, alguns grupos talvez trabalhem na corte. Em Neftali, encontramos funcionários, mensageiros ou soldados do rei...
Todos esses grupos, pequenos e pobres, conseguem livrar-se da opressão dos reis e do faraó e se refugiar nas montanhas. Eles são de diferentes regiões, têm seus próprios costumes, enfrentam dificuldades para sobreviver, mas há muita coisa em comum entre eles:
1º) São chamados de hebreus, isto é, pessoas excluídas do sistema das cidades-estado;
2º) Todos fazem a experiência do êxodo, ou seja, de saída de uma situação de opressão, violência e fome imposta pelos reis e pelo faraó.
3º) Todos acreditam na presença de Deus a seu lado conduzindo-os na caminhada de libertação.
Aos pouco, esses grupos de tradições diferentes se encontram nas montanhas, conversam e percebem que possuem histórias de vida parecidas, como se formassem um mesmo povo, uma mesma comunidade. Começam, então, a organizar a vida de modo a preservar na base das suas relações a liberdade, a partilha, a solidariedade e a justiça. E estabelecem um acordo de ajuda mútua diante da ameaça de outros grupos que desejassem submetê-los ao pagamento de tributos.
No próximo encontro, vamos saber o que mantém a união desses grupos e conhecer seu jeito novo de viver.
Fonte: http://www.cbiblicoverbo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=132:4-varios-grupos-formam-o-povo-de-israel&catid=39:introducao-a-biblia