Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

IMPRUDÊNCIA X IMPUNIDADE ???

O Comdec- coordenadoria Municipal de Defesa Civil, na pessoa de seu responsável CARLOS ROBERTO GORINO, CONSTATOU que a pessoa do Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE realizou grande movimentação de terra (desaterro) em seu lote deixando as casas vizinhas em situação de vulnerabilidade, principalmente os imóveis de nº70 e nº110 da rua Dr.Guerra, centro, Itabira, as quais tiveram a base ou sustentação descalçada expondo o alicerce. Continua...
Os locatários vão ter que bancar hotel ou outra casa, além da mudança dos inquilinos, diante da em TESE, inércia do Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE do 3º Cartório Notarial de Itabira.
Na foto acima, o banheiro externo, muro e passeio vieram abaixo, assustando os moradores, os quais ficaram em pânico e não conseguem dormir. E o medo das chuvas... Que bom que deu uma estiada. Mas, onde está o Sr. Helvécio?
Com as chuvas desse período e em especial no dia 06/02/13  parte do barranco que já havia sido retirado de forma irresponsável, imprudente, cedeu em vários pontos das laterais e dos fundos, causando a queda do muro da residência do nº70, onde reside o Sr. Paulo César Azevedo Meyer e família, bem como, a queda do banheiro externo usado pela família e mesmo pela empregada.
Que situação... Banheiro externo, passeio, muro tudo abaixo, além de outras partes com muitas trincas e das grandes...
VEJA ABAIXO SEM AS LONAS...
O lote que possuía dois níveis distintos, foi drasticamente reduzido ao nível rente da rua.
A retirada da terra foi feita sem observar a segurança das quatro casas laterais e inclusive aos fundos do prédio da antiga e desativada cadeia. Também deixou exposto no lote um encanamento de esgoto que passa na forma de servidão de uma das residências.
A casa da rua Dr. Guerra n.70, o TALUDE de corte negativo (INSTÁVEL), ficou com a sua lateral sem lona de proteção estando o tempo chuvoso. E ainda, detalhe do muro da divisa com instabilidade e rompimento do banheiro externo e parte do muro na divisa desmoronou deixando a viga de apoio à mostra e parte do muro cheio de trincas. 

A casa ficou comprometida com instabilidade na sua estrutura e parte lateral correndo sério risco de desabar. Apesar da medida paliativa do Sr. Helvécio na colocação de lona no dia 06 de fevereiro.
O representante do Comdec da prefeitura de Itabira, diante da situação encontrada, informou aos moradores do nº70 e nº110 sobre o risco iminente de permanecerem no local, no que tange a perda de seus bens e em especial terem suas vidas ceifadas e que procurassem de imediato outro imóvel.

O responsável pelo Comdec notificou mesmo que verbalmente ao Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE, quanto a sua responsabilização no que tange a iniciativa de tal desaterro. Tendo sido o mesmo notificado e que deverá tomar providências acerca da segurança das pessoas e dos imóveis em questão, bem como, para que apresentasse aos órgãos competentes, documentos sobre o acompanhamento técnico para a execução de tal serviço e que apresentasse a A.R.T. (Anotações de Responsabilidade Técnica).

A proprietária da ADIMOL (Administradora de Imóveis Ltda) à rua dos Operários, centro, Sra. Elza Maria Fonseca Porto, se viu escandalizada com a situação, pois até agora o Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE, não apresentou nenhuma documentação para lhe dar respaldo de sua iniciativa que vem causando transtorno de vários tipos. Pois, como o Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE não é encontrado com facilidade, talvez em seu sítio em frente ao Hotel Chácara, saída para Belo Horizonte, o mesmo não tomou iniciativa de pagar um hotel para tais famílias. Isso deverá sobrar para a imobiliária, que talvez receba seu prejuízo, somente perante a justiça cível.


Na responsabilidade da Adimol, é somente a família do Sr. Paulo Meyer. Já a residência térreo,      o locatário Sr. Rodrigo, também deverá tomar providências, sem falar a residência na parte esquerda ao fundo do imóvel, que corre o risco de cair sobre a casa logo abaixo ou deslizar para dentro do tal lote do Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE. Que bom que nestes dias as chuvas não estão caindo, no entanto, a terra continua precipitando.

Na frente do lote, pode se ver o prédio da Banda Euterpe.

O lote que possuía dois níveis distintos, foi drasticamente reduzido ao nível rente da rua.
A retirada da terra foi feita sem observar a segurança das quatro casas laterais e inclusive aos fundos do prédio da antiga e desativada cadeia. Também deixou exposto no lote um encanamento de esgoto que passa na forma de servidão de uma das residências.

Com referencia a casa da rua Dr. Guerra n.70, a onde resido, o TALUDE de corte negativo (INSTÁVEL), ficou com a sua lateral sem lona de proteção estando o tempo chuvoso. E ainda, detalhe do muro da divisa com instabilidade e rompimento do banheiro externo e parte do muro na divisa desmoronou deixando a viga de apoio à mostra e parte do muro cheio de trincas. 

A casa do n.70, ficou comprometida com instabilidade na sua estrutura e parte lateral correndo sério risco de desabar. Apesar da medida paliativa do Sr. Helvécio na colocação de lona no dia 06 de fevereiro, mais de um mês depois.



Nos fundos do lote temos a Cadeia Pública e a via ou rua do Cemitério do Cruzeiro, na rua Paulo Pereira.
A Cadeia Pública Municipal desativada, apresenta comprometimento em sua fundação de SAPATA CORRIDA, LINDEIRO, TALUDE onde foi feito o corte do terreno. 
Apresenta terreno com intemperismo (manto de intemperismo – superfície dada a fácil ao desgaste de erosão) com veios de minério de itabirito, também, intemperisado e apresenta risco iminente e sem proteção de lona e aberto ao tempo. Risco de rompimento de apoio e queda da EDÍCULA


O Sr. HELVÉCIO COTA ANDRADE é o oficial do 3º Cartório Notarial ao lado da Igreja da Saúde, centro. Os engenheiros que o Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE levou ao local após toda a ocorrência, condenaram o que ali foi realizado, bem como, deixaram claro que não forneciam laudo de segurança para as casa atingidas e nem mesmo, um deles, disse que não moraria com sua família em nenhuma das casas envolvidas em tal ato irresponsável.
Veja o tamanho da inclinação do muro... Já deixou de ser rachadura, para brecha ou buraco, de um muro e outro, o qual irá carregar a caixa do relógio da água do SAAE.  


Os moradores dos imóveis 70 e 70-A, já teriam sido notificados a se retirarem do imóvel pelos locatários, diante da possível inercia e sumiço do Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE, o qual há de estar em seu sítio ao lado ou em frente ao Hotel Chácara. 

Ao fundo você pode observar como era o terreno anterior a iniciativa do Sr. HELVÉCIO COTA ANDRADE, onde já havia uma escavação antiga e de forma responsável, sabendo que a esquerda da foto era respeitada a servidão de esgoto. E com a atual escavação, a servidão do esgoto das residências acima foram destruídas.
Estamos como uma leve dúvida... De onde era a máquina que efetuou tais escavações? De uma empreiteira ou da prefeitura? Quem era o responsável pela máquina. O Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE, foi visto por diversas vezes acompanhando o trabalho da máquina e dos talvez quase 300 caminhões carregados com a retirada da terra do lote.
Como se pode ver acima, o muro da cadeia antiga, que é um imóvel publico, corre o risco de desabar. E para a felicidade do  Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE, estes dias tem sido de estiagem, sem falar na sorte ou providência divina, em prol dos moradores de tais residências expostas e com riscos iminentes de caírem e ceifar vidas.

O morador da casa alta à direita, que reside no segundo andar, Sr. Paulo Meyer, Itabirano, porém, dia de semana reside em belo Horizonte onde trabalha, teve que deixar sua empresa de turismo, desde a semana retrasada para ficar por conta de procurar o Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE e demais autoridades como o Ministério Público na pessoa da Promotora de Justiça Adriana Becker, Prefeitura, Defesa Civil,  Bombeiro, a Adimol e outros. Vivenciando um momento de LUCRO CESSANTE, em seu trabalho, na busca de uma solução diante do que poderíamos chamar de omissão do autor de tal ato irresponsável. 
Portanto, onde estaria o Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE nesta segunda-feira de carnaval? Em seu sítio ou na casa de algum amigo? Ou acompanhando o sofrimento e perturbação de tais famílias na iminência da ocorrência de algo pior?



O Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE, do 3º Cartório Notarial em Itabira, tomou conhecimento do expediente do COMDEC abaixo apresentado. Será que o Sr. HELVÉCIO COTA DE ANDRADE, teria colocado dúvidas quanto ao relatório do COMDEC se tais funcionários seriam engenheiros civil? Será que teria ele colocado dúvidas quanto ao Laudo e BO do Corpo de Bombeiro de Itabira?


DA INSTABILIDADE DO TERRENO
A instabilidade do terreno é visível a olho nu e em contínuo desbarrancamento, apesar de não ter chovido desde o dia 06 de fevereiro até a presente data. E sério s riscos as edificações vizinhas como a queda iminente das edificações.
Os cortes com TALUDES laterais e dos fundos, estão geologicamente instáveis, precisando de medidas e procedimentos técnicos urgentes.

A chuva poderá apressar e provocar danos imediatos as edificações com o risco de vida dos moradores e mesmo de pessoas que transitam no local, já que o lote encontra-se aberto.