Seja minha vida o padrão naquilo que eu falar e no procedimento, o exemplo à todos levar.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

BRASIL COMEMORA LUTA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Brasil contra a corrupção
Tema tratado pelo eixo 4 da 1ª Consocial, o combate à corrupção estará em evidência nas ações da Controladoria-Geral da União e suas unidades regionais  devidamente programadas. A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial estará presente em muitas das ações comemorativas.
O Dia Internacional contra a Corrupção foi instituído em referência à Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada por diversos países em 9 de Dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central do acordo é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção em todo o mundo. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.
A Universidade Federal Fluminense - UFF realizou, no âmbito da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, uma Conferência Livre da Consocial, na sexta-feira (09/07/2011), das 13h às 18h, no Auditório Ismael Coutinho - Bloco C (Letras) - Sala 218, Campus Gragoatá – São Domingos – Niterói-RJ.
A iniciativa foi do Programa de Pós Graduação em Administração da UFF. Na oportunidade os participantes debateram os quatro eixos temáticos da Consocial:
Eixo 1 - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; Eixo 2 - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; Eixo 3 - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e Eixo 4 - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

A corrupção não é somente de dinheiro,
mas o jogo de influências e em especial
a falta dos direitos fundamentais do cidadão,
 a exemplo do que ocorreu na ditatura militar.
Em Pernambuco também houve Conferência Livre da 1ª Consocial. A iniciativa foi da ONG Visão Mundial, da Associação Batista de Ação Social e do movimento Evangélicos pela Justiça, com o apoio da Controladoria-Regional da União no Estado de Pernambuco (CGU-Regional/PE) e do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (Focco-PE). O evento realizou-se terça-feira (06/07/2011), das 13h às 17h, no auditório do Banco do Nordeste (Av. Conde da Boa Vista, 800. Ed. Apolônio Sales) e é aberto ao público.
Os participantes debateram dois dos quatro eixos da Consocial: o Eixo 2 - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; e o Eixo 4 - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.
Já a CGU-regional-ES optou por realizar debates sobre os temas da Consocial entre jovens universitários e estudantes do ensino médio capixabas. Os debates aconteceram de 05 a 09 de dezembro nas escolas da Grande Vitória e na Faculdade Doctum – Guarapari.
Em Aracajú/SE, a Controladoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Controladoria-Regional da União no Estado de Sergipe (CGU-Regional/SE), promoveu a 3ª Edição do Passeio Ciclístico contra a Corrupção. O passeio ocorreu sexta-feira (09/07/2011), a partir das 18h30, com concentração no mirante 13 de Julho.
Os ciclistas seguiram pelas ruas de Aracajú com destino à Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, onde diversas atrações, a exemplo da Orquestra Sanfônica, estiveram se apresentando no palco do estacionamento da Passarela.
Todos os eventos foram integrados às ações da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social nos estados.
Cleverson Lobo Buim - Boim